BRANDADE DE BACALHAU COM BATATA DOCE

9 de março de 2016
IMG-201620310-WA0005-940x705

Para quem quer ser prático no almoço de Páscoa, uma excelente alternativa é preparar essa receita de brandade de bacalhau. Isso porque o prato pode ser preparado com antecedência de dias se desejar congelar ou ao menos na véspera para armazenar na geladeira.

Basta armazenar adequadamente e deixar para grelhar na hora de servir. Prático né? Digo isso porque no dia da Páscoa é sempre aquela confusão…convidados chegando, os anfitriões querendo socializar e a cozinha sempre pedindo atenção.

O diferencial nessa receita é o uso da batata doce. Sim, batata doce super harmoniza com bacalhau. Observem que na receita coloquei metade em batata doce e metade em batata monalisa, isso para não assustar aqueles menos desavisados que podem questionar: batata doce?

Mas eu, particularmente, preparo só com a batata doce e é um sucesso absoluto. Vale fazer um teste drive do paladar só com a batata doce mas antes da ocasião de servir para convidados, pois assim, você pode avaliar como quer servir.

Outra coisa legal da receita é que aqui também pode ser feita a opção de como servir: como finger food em pequenas cocotes ou ramequins; entrada em cocottes maiores e que antecedem à mesa o prato principal ou mesmo em grande porão para cada convidado se servir. Segue a receitinha!

 

Brandade de Bacalhau

(para 8 pessoas/ ou 12 mini porções)

 

Ingredientes:

500g de bacalhau em lascas, já dessalgado

2 batatas grandes sem a casca

2 batatas doces

1 xícara (de chá) de leite

1 xícara (de chá) de creme de leite fresco

2 folhas de louro

1 cebola picadinha

1 cs de manteiga

1 pitada de noz moscada

azeite q/b

queijo parmesão ralado q/b

migalhas de broa q/b (opcional)

sal a gosto

 

Modo de Preparar:

Coloque as batatas para cozinhar até que estejam macias. Enquanto isso refogue a cebola na manteiga com um fio de azeite e em seguida acrescente o bacalhau em lascas já dessalgado. Regue com o leite, junte as folhas de louro, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos. Retorne para as batatas. Escorra e amasse para fazer um purê. Ao final do cozimento do bacalhau retire as folhas de louro e amasse grosseiramente o bacalhau que está na panela, para que se desfie. Junte as batatas amassadas, a noz moscada, o creme de leite fresco e com o fogo ainda aceso vá mexendo tudo. Se quiser que a brandade fique mais cremosa basta acrescentar mais leite, aos poucos. Ajuste o sal e a noz moscada e transfira a brandade para ramequins individuais ou para um único refratário. Cubra com queijo parmesão ralado e migalhas de broa e leve ao forno para gratinar por 20 minutos.

 

 

Voilà

Baci

Cacau

You Might Also Like

Sem Comentários

Deixe um comentário