VINHO DO PORTO, UM VINHO AO GOSTO INGLÊS

5 de abril de 2016
03

Para acompanhar  o delicioso Cake Dois Amores da nossa querida chef Cacau, que tal aprender um pouco mais sobre o VINHO DO PORTO, um excelente acompanhamento para sobremesas, principalmente as feitas a base de chocolate.

O nosso sommelier William, nos traz um pouco da história deste sofisticado vinho e também algumas dicas para saboreá-lo.

Mas vinho do Porto não é português?

O primeiro erro que a maioria dos desavisados comete é achar que o vinho do Porto é produzido na cidade do Porto, em Portugal. Não, a cidade do Porto é apenas um entreposto comercial para a comercialização e exportação deste vinho.  Para encontrarmos os vinhedos utilizados para a produção do Porto, precisamos navegar alguns quilômetros acima no rio Douro e chegar na região que dá nome a este rio.

O surgimento deste vinho aconteceu em razão da relação comercial da Corte Portuguesa com a Inglaterra e que se intensificou no século XVII. Neste período, as primeiras pipas de vinho foram exportadas para a Inglaterra. Tratava-se de um vinho tinto mais pesado e com boa quantidade de açúcar residual, mas o transporte feito por navios era lento e o produto chegava na Inglaterra, muitas vezes deteriorado.

Para garantir a integridade do vinho, passaram a colocar agua ardente vínica (destilado de casca de uva) nas pipas que iriam transportar o vinho. Assim este ganhou mais estrutura, permanecendo adocicado e com uma graduação alcóolica que pode chegar a 21% Vol., o que foi fundamental para a conservação do produto. Para os ingleses, que gostam de bebida forte, foi uma grata surpresa. Assim, o vinho do Porto vem sendo produzido desta mesma forma, sendo que as grandes companhias produtoras em Portugal são de propriedade de ingleses.

Um grande exemplo é a inglesa família Symington, produtores da Warre´s, estão vinificando desde 1670. São mais de 350 anos de trabalho passados por 13 gerações de vinhateiros. Seus vinhos integrados em aromas e sabores se destacam pela complexidade que oferecem.

 

2013_06_17_warres-heritage-ruby_1

Porto Warre´s Heritage Ruby é um porto jovem, cor rubi. Intensamente frutado, com notas florais de violetas. Boca quente, concentrada e macia, com doçura equilibrada e longo final.

 

03 2

Porto Warre´s Late Bottle Vintage, trata-se de um vinho com tons violáceos possuindo notas de envelhecimento. Aromas de ameixas e amoras, além de toques de tabaco e chocolate. Muito macio, generoso e de equilibrada doçura.

Uma bela taça de vinho do porto ao final de uma refeição e, principalmente, se for acompanhado com uma sobremesa a base de chocolate, traz uma boa sensação de bem-estar e grande harmonia.

Revigorante para o corpo e para a alma.

 

Saúde e até a próxima.

William Máximo

Sommelier

 

 

 

 

 

You Might Also Like

Sem Comentários

Deixe um comentário